Você sabe o que é Drywall?
O que é drywall?
O nome “drywall” é usado como para um sistema de construção a seco, pois não utiliza água para fixação dos elementos.
O material já vem pronto para a obra, como se fosse estruturas pré-moldadas, o que facilita consideravelmente a limpeza de uma construção, rapidez e eficiência já que não demanda nenhum tipo de argamassa ou outros materiais.
O drywall no Brasil já é um sistema consolidado devido a sua praticidade e rapidez na aplicação.
A tecnologia surgiu em 1898 nos Estados Unidos e revolucionou o processo de construções norte-americanas.
Esse sistema consiste em chapas de gesso natural revestidas com papel de duas faces, Ela se mostrou uma alternativa econômica e funcional. Fácil de ser construída e usada em construções tanto de pequeno quanto grande porte.
Como funciona o drywall?
Uma placa de drywall é composta por um conjunto de gesso natural revestido com duas lâminas de cartão duplex. Nessa composição, o gesso traz resistência à compressão e o cartão traz resistência à tração. Assim, tornando o material resistente e de fácil aplicação.
Para construir paredes e forros de drywall, necessita-se de uma estrutura com aço galvanizado. Elas facilitam a construção e sustentam placas de fixação feitas por parafusos. Além disso, o sistema usa massas e fitas para o seu acabamento.
Então ao invés de construir parede de madeira ou paredes de alvenaria, fazer uso das paredes de drywall veio a agilizar todo o processo no que diz respeito a divisórias e acabamento.
As chapas de drywall, são muito resistentes apesar da espessura do material eles são capazes de resistir a trepidações, choques, vibrações, tremores e impactos. Ele absorve os impactos e se mantém de pé por muito tempo!
A vida útil dele com uso apropriado e condições climáticas favoráveis pode ultrapassar 10 ou 15 anos não sendo necessário nem a manutenção.
As paredes de drywall possuem tecnologia resistente à umidade Na usa composição (chapas de drywall RU) e sendo a obra executada corretamente, pode-se utilizá-lo até em áreas úmidas como cozinhas, lavanderias e banheiros neste último requer a impermeabilização para maior durabilidade.
O uso da tecnologia drywall também trás conforto, visto que ele faz o isolamento térmico e acústico apesar da sua pouca espessura as chapas de drywall se mostram excelentes isolantes termo acústicas.
De modo geral, o drywall se mostra como um modelo prático e inteligente quando comparado a modelos de construção tradicionais.
Caso queira saber mais entre em contato com um dos consultores da estruturalgesso, uma empresa que faz projetos e instalação de drywall em Santa Catarina e vamos dar o apoio necessário para sua obra.
Componentes do sistema de drywall
1-Chapa de Gesso
São chapas de drywall fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, em que uma é virada sobre as bordas longitudinais e colada sobre a outra. As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT: NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001. A chapa de gesso de drywall se comporta perante a umidade como um regulador: absorvendo umidade quando o ambiente está excessivamente úmido e liberando-a quando o ambiente está seco.
Links para o site de normas técnicas: https://www.abnt.org.br
2-Perfis Metálicos em aço galvanizado para fixação do drywall
São perfis fabricados industrialmente mediante um processo de conformação contínua a frio, por sequência de rolos a partir de chapas de aço galvanizadas pelo processo de imersão a quente.
As chapas de aço galvanizado para a fabricação dos perfis metálicos devem estar de acordo com a NBR 15217:2005, destacando-se os seguintes aspectos: – Espessura mínima da chapa: 0,50 mm – Revestimento galvanizado mínimo: Classe Z 275 (massa de 275 g/m2 dupla face)
3-Massa para juntas e massa para colagem de drywall
As massas para juntas são produtos específicos para o tratamento das juntas entre chapas de gesso, tratamento dos encontros entre as chapas e o suporte (alvenarias ou estruturas de concreto), além do tratamento das cabeças dos parafusos. Estas massas devem ser utilizadas juntamente com fitas apropriadas.
As massas para colagem são produtos específicos para a fixação das chapas de gesso diretamente sobre os suportes verticais (alvenarias ou estruturas de concreto) e para pequenos reparos nas chapas. A utilização das massas e fitas de rejunte assegura o acabamento sem trincas.
Observação:
Em nenhuma hipótese deve-se utilizar gesso em pó ou massa corrida de pintura
para a execução das juntas
4-Fitas de acabamento para drywall
São componentes utilizados para o acabamento e para melhorar o desempenho dos sistemas drywall.
Fita de papel microperfurado para acabamento de drywall
Tratamento de juntas entre chapas e tratamento dos encontros entre as chapas e o suporte (alvenarias ou estruturas de concreto)
Fita de papel com reforço metálico
Reforço de ângulos salientes
Fita de isolamento (banda acústica)
Isolamento dos perfis nos perímetros das paredes, forros e revestimentos